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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reunião com os Pais da EMPISA

De 21 à 26 de Outubro o Conselho Tutelar, foi convidado pela direção da Escola Municipal Profª Ivanilde Silva de Azevedo - EMPISA para participar das reuniões com os pais e educadores, na oportunidade o conselho falou sobre a violência doméstica. As palestras foram bastante proveitosas. Atrás de slides foram apresentadas as principais características dos agressores e das vítimas. Vejamos o resumo do que foi explanado:

Principais Características
Agressores mais comuns
 Pais (biológicos/adotivos e madrasta/padrasto)
 70% dos agressões são pais biológicos
 Mãe: agride mais
 Pai: lesões mais graves
A reincidência é de 50% a 60%

Os agressores de violência física geralmente são pessoas normais
 Só 10% de quadros psiquiátricos graves

Grupo de Risco
 Crianças de gravidez não desejada
 Crianças exigem atenção especial:
 Portadoras de doenças crônicas
 Deficientes físicas
 Crianças com famílias desajustadas
 Crianças de casamentos anteriores
 Crianças hiperativas
 Crianças adotadas

Perfil da criança agredida
 Baixa auto-estima
 Falta constantemente à escola
 Criança nervosa
 Baixo aproveitamento escolar
 Depressiva, isolada e muito triste
 Oculta as lesões sofridas
 Comportamento agressivo
 Timidez e desconfiança
 Foge ou busca ficar longe de casa

Perfil do Agressor
 Vê a criança como um objeto
 Raramente comparece nas reuniões escolares, etc
 Descreve a criança como preguiçosa, de má índole e causadora de problemas
 Defende a aplicação de disciplina severa
 Demonstra irritação e pouca paciência com o comportamento próprio das crianças.
 Mente sobre a causa das lesões da criança
 Uso indevido de drogas e/ou álcool
 Culpa a criança pelos problemas no lar
 Imaturidade (pais e mães adolescentes)
 Temperamento autoritário e controlador

Sinais de Maus-tratos
Localizados em várias partes do corpo, de diferentes formas, dimensões e estágios



Queimaduras



Queimadura em forma de luva


Por uma pedagogia não violenta
bater como método pedagógico
 Bater em crianças e adolescentes é um ato de violência
 Bater em crianças e adolescentes não os preparam para enfrentar a vida
 Bater em crianças e adolescentes pode tornar-se um ato progressivo e perigoso


Alternativas que podem substituir a punição física
 Admoestação (adverti-la sempre)
 Suspensão de privilégios (TV, Bicicleta, Internet, Vídeo Game, etc.)
 Isolamento “Cantinho da disciplina” (como no SuperNanny)
Não devem ser usados como lugares de isolamento:
- Banheiro
- Quarto escuro
- Locais onde a criança possa sentir medo
Tempo no isolamento tem que ser “bem curto”

Confira as fotos:











Após o término das palestras, os conselheiros receberam um "Certificado de Reconhecimento" pelos serviços prestados à aquele estabelecimento de ensino.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Foi um trabalho muito proveitoso que o Conselho Tutelar realizou na EMPISA, pois alertou aos pais e responsáveis a melhor forma de educar seus filhos.

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